Erro
  • O tema para esta tela não está disponível. Entre em contato com o administrador do site.

Como a velocidade da internet afeta sua produtividade?

Não é novidade que as empresas estão cada vez mais tecnológicas e apresentam processos totalmente digitais em sua estrutura. Nesse cenário, o home office, se torna uma tendência positiva para os colaboradores. Entretanto, para que essa prática aconteça com eficiência, é importante garantir uma boa velocidade da internet residencial.

A qualidade da rede de internet afeta diretamente a produtividade do trabalhador e, por esse motivo, deve ser uma preocupação quando o home office é uma possibilidade. Afinal, prazos e exigências de resultados não mudam quando as atividades são feitas fora da organização — pelo contrário, elas tendem a aumentar.

Pensando nisso, colocamos, a seguir, mais informações sobre como a velocidade da internet afeta sua produtividade durante o home office e as melhores formas para garantir uma rede de mais qualidade e sem problemas em casa. Confira!

QUAL A RELAÇÃO ENTRE VELOCIDADE DA INTERNET E PRODUTIVIDADE?

A produtividade pode ser entendida como a quantidade de trabalho que um indivíduo executa dentro de um determinado período de tempo. Ela pode ser medida de diferentes formas, variando conforme a função exercida — como valor vendido ou número de vendas para vendedores e consertos realizados para um profissional de manutenção.

Para pessoas que trabalham conectados e dependem da internet para realizar suas atividades, é importante que a velocidade de navegação seja sempre alta. Além disso, a qualidade da rede deve ser boa, ou seja, não apresentar instabilidade frequente.

Essas condições são necessárias para que o profissional não perca tempo esperando páginas carregarem, programas iniciarem ou recomeçando atividades. Elas também evitam a perda de materiais e trabalho feito, que acontece quando a internet é instável e interrompida constantemente. 

Nesse sentido, quando a internet não é boa, o tempo gasto para começar, realizar e finalizar atividades pode aumentar, reduzindo sua produtividade. Além disso, essas dificuldades geram frustrações que também minam esse indicador, fazendo com que suas entregas sejam de menor qualidade.

COMO MELHORAR A VELOCIDADE DA INTERNET RESIDENCIAL?

Para garantir uma internet de mais qualidade, é possível adotar algumas práticas que melhoram sua velocidade e estabilidade. Descrevemos melhor cada uma delas, a seguir!

CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS

Equipamentos antigos tendem a apresentar lentidão em seu funcionamento, além de serem limitados em termos de funcionalidades. Nesse sentido, é importante avaliar se os aparelhos utilizados para disponibilizar a rede não precisam ser trocados — como roteador, cabos e o próprio dispositivo de uso.

ATENÇÃO À POSIÇÃO DO ROTEADOR

O roteador Wi-Fi tem grande impacto na velocidade da internet. Por isso, é importante ter um aparelho de qualidade e garantir que sua posição na casa está adequada, ou seja, numa região central e alta.

Além disso, é indicado que ele seja reiniciado periodicamente e, em ambientes muito grandes, sejam adotados amplificadores do sinal Wi-Fi, garantindo um alcance maior para o sinal transmitido.

USO DE PROGRAMAS E SISTEMAS

Os programas e sistemas utilizados para o trabalho também podem comprometer a velocidade de navegação, uma vez que eles consomem dados da rede enquanto permanecem em uso. Por esse motivo, quando não forem necessários, é indicado que não fiquem abertos no dispositivo.

Além disso, é importante manter os sistemas atualizados, evitando que eles tenham vulnerabilidades que facilitam o acesso para instalação de vírus ou malwares, que corrompem os dados ou geram lentidão. Para o mesmo fim, é indicado ter um bom antivírus, firewall e não usar itens pirata.​ 

Por fim, um fator que pode reduzir ou aumenta a velocidade de navegação é o navegador utilizado. Algumas opções são mais leves e consomem menos dados para funcionar. Ademais, extensões e histórico de navegação podem aumentar essa necessidade. Por isso, é importante manter essa ferramenta limpa e sempre atualizada.

ADOÇÃO DO CABO DE REDE

Também é indicada a adoção do cabo de rede ligado entre o roteador e o notebook utilizado para o trabalho. Essa prática aumenta a velocidade da internet, evitando que a rede seja compartilhada com outros dispositivos conectados ao Wi-Fi. Além disso, ela reduz a instabilidade da rede.​

DEFINIÇÃO DE SENHAS

Outra prática que ajuda a melhorar a qualidade de navegação na rede é adotar senhas complexas e difíceis de serem descobertas. Isso impede que pessoas próximas, como vizinhos, utilizem sua internet sem permissão. Além disso, é indicado que elas sejam atualizadas periodicamente.

COMO SABER SE A VELOCIDADE DA INTERNET É ADEQUADA PARA O HOME OFFICE?

Mesmo realizando as práticas indicadas no item anterior, os problemas de lentidão e instabilidade podem continuar, simplesmente porque a qualidade e o tipo do plano não são adequados para as funções realizadas em seu trabalho. Nesse caso, é importante buscar por novas opções de pacotes de internet.

Para isso, é necessário avaliar seu plano e compará-lo com o mercado, entendendo se há melhores ofertas disponíveis pelo seu provedor ou por outras empresas no mercado. No caso de muita instabilidade e insatisfação com a rede, é mais indicado buscar por um novo fornecedor local, que ofereça um serviço de mais confiança.

Além disso, é interessante considerar opções que são tendência no mercado e, normalmente, oferecem melhor custo-benefício para os consumidores. Entre essas novidades, estão a fibra óptica — modelo de internet mais rápido, estável e seguro que os tradicionais.

Fica evidente que a velocidade da internet deve ser adequada para garantir que o home office seja feito com boa produtividade. Nesse sentido, é preciso avaliar o plano contratado e entender se ele atende às necessidades das funções e atividades realizadas em seu trabalho, identificando se a troca de pacote ou provedor é necessária.

Ademais, é preciso seguir as indicações apresentadas neste post, mantendo seus programas e dispositivos sempre atualizados. Não se esqueça de renovar equipamentos e senhas periodicamente e se atentar para o local em que seu roteador é colocado, bem como para a possível necessidade de adotar pontos de acesso ou cabo de rede.

 

Fonte: Intnet