Você sabe a diferença de 3G e 4G? Descubra aqui e saiba qual a melhor

Hoje em dia, utilizar uma internet 3G ou 4G no seu celular é fundamental para um bom desempenho. Mas o que significam essas siglas e qual a diferença entre 3G e 4G? Elas representam as diferentes gerações de internet que vão se desenvolvendo conforme os avanços tecnológicos.
O presente texto tem como objetivo lhe mostrar o significado desses termos, bem como mostrar as diferenças entre eles. Além disso, iremos citar como a chegada da internet da 5º geração poderá impactar de fato nas mudanças dos planos de consumo de dados.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE 3G E 4G?
A tecnologia de internet 3G da qual podemos citar como a 3º geração da internet, é até hoje uma das mais utilizadas pelos brasileiros. Sendo parecida com a internet via rádio, não há necessidade de cabeamentos e com o auxílio dos chamados “pen modems”, é possível ter a internet em um computador móvel.
Segundo a Telecom, no ano de 2018 essa tecnologia funcionava em 95,8% dos municípios do Brasil. Com o foco na transmissão de dados de voz, a velocidade 3G gira em torno dos 8,82 Mbps. Já na Coréia do Sul por exemplo, a velocidade pode chegar a 37,5 Mbps.
Já a rede da 4º geração é a internet mais recente no mercado e a mais popular dos últimos tempos. Com velocidade superior a 3G, ela já atinge a grande maioria dos smartphones e iphones do mundo todo.


O QUE TORNA A INTERNET 4G MELHOR QUE A INTERNET 3G?
Funcionando em mais de 4.000 municípios e com seu lançamento em 2013, a internet 4G conta com a possibilidade de múltiplas conexões. Sua velocidade é de 4 a 100 vezes maior que a internet 3G, além de dar prioridade para o tráfego de dados ao invés do tráfego de voz.
Dentre as vantagens da 4G, citamos uma maior velocidade de conexão, chamadas de vídeo sem problemas de interferência e envio mais rápido de fotos e vídeos são umas das grandes vantagens.
Apesar de mais vantajosa que a anterior, a 4G têm seus dados consumidos pelo uso de aplicativos. Por isso, é importante ter cuidado na hora de usá-los e principalmente saber mensurar o tempo certo de uso. Alguns aplicativos que consomem dados são:
• WhatsApp;
• Facebook;
• Instagram;
Outras dicas para diminuir o consumo de dados envolvem a utilização de wi-fi sempre que possível, desativar os downloads automáticos do seu celular, desativar aplicativos em segundo plano, entre outras.
Outras maneiras de fazer sua internet ter mais durabilidade é investir em mensagens escritas no WhatsApp e demais aplicativos de mensagens, pois evitando o uso de áudio, os seus dados irão durar mais tempo.
Também é importante manter sua segurança e integridade dos dados sempre em dia. Com essas dicas você vai se sentir mais seguro:
• manter sempre o sistema atualizado;
• ativar a segurança em duas etapas no seu celular;
• usar aplicativo antivírus.


Não podemos deixar de citar a tecnologia 4.5G que possibilita desde 2011 variadas faixas de frequência. A velocidade da 4.5G poderia chegar até 1 Gbps, mas na prática ela não alcançou esse potencial.


O QUE ESPERAR DA NOVA TECNOLOGIA 5G?
Com previsão de lançamento até o final de 2020, a internet da 5º geração promete superar e muito as antecessoras. Sua proposta principal está atrelada com a internet das coisas, permitindo que automóveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos estejam ligados com essa nova rede.
A velocidade estimada da 5G é de 10 a 20 vezes maior do que a atual. Com isso, será possível a interação com outros objetos de uma casa por exemplo, já que as atuais tecnologias oferecem opções de pedidos de comida, pagamentos de conta, etc…


Após vermos a diferença entre 3G e 4G, é possível perceber que a internet 5G está pronta para mudar a maneira como utilizamos e enxergamos a internet. Com essa nova tecnologia ainda resta uma dúvida: podemos esperar mais dados para navegar livremente pelos sites e aplicativos? Só o tempo dirá.

Fonte: Blog Intnet

 

" Trabalhamos com várias operadoras
utilizamos esta redundância para não
deixar nosso cliente sem internet por
motivos de rompimento no link."

Altinopolis

Rua Dr. Edson Dutra Barroso nº 68
Telefone (16) 3665-1144
Celular (16) 98194-1400
Email suporte@rdnet.psi.br

Santo Antonio da Alegria

Rua Eduardo Beluti nº 634
Telefone (16) 3668-1652
Celular (16) 98197-0026
Email suporte@rdnet.psi.br

logo.png
© 2018 RD NET Telecom | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Girino

Please publish modules in offcanvas position.