Você sabe a diferença de 3G e 4G? Descubra aqui e saiba qual a melhor

Hoje em dia, utilizar uma internet 3G ou 4G no seu celular é fundamental para um bom desempenho. Mas o que significam essas siglas e qual a diferença entre 3G e 4G? Elas representam as diferentes gerações de internet que vão se desenvolvendo conforme os avanços tecnológicos.
O presente texto tem como objetivo lhe mostrar o significado desses termos, bem como mostrar as diferenças entre eles. Além disso, iremos citar como a chegada da internet da 5º geração poderá impactar de fato nas mudanças dos planos de consumo de dados.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE 3G E 4G?
A tecnologia de internet 3G da qual podemos citar como a 3º geração da internet, é até hoje uma das mais utilizadas pelos brasileiros. Sendo parecida com a internet via rádio, não há necessidade de cabeamentos e com o auxílio dos chamados “pen modems”, é possível ter a internet em um computador móvel.
Segundo a Telecom, no ano de 2018 essa tecnologia funcionava em 95,8% dos municípios do Brasil. Com o foco na transmissão de dados de voz, a velocidade 3G gira em torno dos 8,82 Mbps. Já na Coréia do Sul por exemplo, a velocidade pode chegar a 37,5 Mbps.
Já a rede da 4º geração é a internet mais recente no mercado e a mais popular dos últimos tempos. Com velocidade superior a 3G, ela já atinge a grande maioria dos smartphones e iphones do mundo todo.


O QUE TORNA A INTERNET 4G MELHOR QUE A INTERNET 3G?
Funcionando em mais de 4.000 municípios e com seu lançamento em 2013, a internet 4G conta com a possibilidade de múltiplas conexões. Sua velocidade é de 4 a 100 vezes maior que a internet 3G, além de dar prioridade para o tráfego de dados ao invés do tráfego de voz.
Dentre as vantagens da 4G, citamos uma maior velocidade de conexão, chamadas de vídeo sem problemas de interferência e envio mais rápido de fotos e vídeos são umas das grandes vantagens.
Apesar de mais vantajosa que a anterior, a 4G têm seus dados consumidos pelo uso de aplicativos. Por isso, é importante ter cuidado na hora de usá-los e principalmente saber mensurar o tempo certo de uso. Alguns aplicativos que consomem dados são:
• WhatsApp;
• Facebook;
• Instagram;
Outras dicas para diminuir o consumo de dados envolvem a utilização de wi-fi sempre que possível, desativar os downloads automáticos do seu celular, desativar aplicativos em segundo plano, entre outras.
Outras maneiras de fazer sua internet ter mais durabilidade é investir em mensagens escritas no WhatsApp e demais aplicativos de mensagens, pois evitando o uso de áudio, os seus dados irão durar mais tempo.
Também é importante manter sua segurança e integridade dos dados sempre em dia. Com essas dicas você vai se sentir mais seguro:
• manter sempre o sistema atualizado;
• ativar a segurança em duas etapas no seu celular;
• usar aplicativo antivírus.


Não podemos deixar de citar a tecnologia 4.5G que possibilita desde 2011 variadas faixas de frequência. A velocidade da 4.5G poderia chegar até 1 Gbps, mas na prática ela não alcançou esse potencial.


O QUE ESPERAR DA NOVA TECNOLOGIA 5G?
Com previsão de lançamento até o final de 2020, a internet da 5º geração promete superar e muito as antecessoras. Sua proposta principal está atrelada com a internet das coisas, permitindo que automóveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos estejam ligados com essa nova rede.
A velocidade estimada da 5G é de 10 a 20 vezes maior do que a atual. Com isso, será possível a interação com outros objetos de uma casa por exemplo, já que as atuais tecnologias oferecem opções de pedidos de comida, pagamentos de conta, etc…


Após vermos a diferença entre 3G e 4G, é possível perceber que a internet 5G está pronta para mudar a maneira como utilizamos e enxergamos a internet. Com essa nova tecnologia ainda resta uma dúvida: podemos esperar mais dados para navegar livremente pelos sites e aplicativos? Só o tempo dirá.

Fonte: Blog Intnet

 

" Trabalhamos com várias operadoras
utilizamos esta redundância para não
deixar nosso cliente sem internet por
motivos de rompimento no link."

Altinopolis

Rua Espirito Santo nº 333
Telefone (16) 3665-1144
Celular (16) 98194-1400
Email suporte@rdnet.psi.br

Santo Antonio da Alegria

Rua Eduardo Beluti nº 634
Telefone (16) 3668-1652
Celular (16) 98197-0026
Email suporte@rdnet.psi.br

ativo-1.png
© 2021 TITAN Telecom | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Girino