Erro
  • O tema para esta tela não está disponível. Entre em contato com o administrador do site.

Saiba qual a velocidade de internet ideal para cada atividade

Você, provavelmente, já ouviu falar que é necessário ter mais internet para acessar a jogos online e plataformas de streaming do que para enviar e-mails e navegar nas redes sociais, certo? Mas você sabe ao certo qual a velocidade de internet ideal para fazer cada uma das atividades do seu dia a dia? Se a resposta foi não, este post é pra você!
Saber escolher o plano correto de internet é fundamental para que você ou qualquer pessoa de sua família não tenha problemas durante a navegação, seja olhando as redes sociais, seja vendo vídeos, filmes ou procurando alguma informação online. E para determinar a velocidade ideal, é preciso entender qual o comportamento de consumo de cada pessoa que vai se conectar à rede e determinar o valor total entre todas elas.
Mas, para isso, você vai precisar saber se um bom acesso ao YouTube é feito com uma rede de 2 ou 5 MB, não é? Por isso, apresentamos, a seguir, a velocidade de internet ideal para cada tipo de atividade.


FILMES E SÉRIES EM STREAMING
Não dá pra negar que os serviços de streaming vieram para ficar! Hoje, é basicamente impossível encontrar alguém que não tenha acesso a essas plataformas, mesmo que seja a partir da conta do vizinho, primo ou amigo distante.
Para que esse momento seja apenas para relaxar, sem apresentar problemas como lentidão o ideal é que a velocidade de sua internet seja de, no mínimo, 5 MB para qualidade padrão e 25 MB para ver em ultra HD. Esse é o plano ideal para quando apenas um dispositivo vai ser usado com esse objetivo. A situação é diferente quando possui várias pessoas assistindo ao mesmo tempo, em equipamentos distintos.
Por exemplo, se você vai usar sua Netflix no quarto, seus pais na sala e seu irmão no quarto dele, todos ao mesmo tempo, uma internet de 5 MB não vai dar conta! O mais provável é que, em algum dos dispositivos, a plataforma trave ou fique com aquela qualidade bem ruim, que mal dá para assistir.
Isso acontece porque a velocidade entregue em cada residência é dividida pelos dispositivos conectados. Por isso, quando muitas pessoas estão navegando ao mesmo tempo, a tendência é que a velocidade seja menor.


JOGOS ONLINE
Outra atividade que tem ganhado o coração dos brasileiros são os jogos online. Eles viraram parte do dia a dia de muitas pessoas.
Se esse é seu caso, é importante saber que para jogar no meio online, uma internet de baixa velocidade não é ideal. O mais indicado é ter, no mínimo, 10 MB. Isso se essa rede for dedicada apenas para a atividade. Quando a prática é somada a outras online, o mais correto é considerar um plano por volta dos 30 MB.
Uma coisa importante para quem joga online é entender que seu plano precisa de velocidade de download e de upload altas. A primeira diz respeito ao recebimento de dados e a segunda ao envio. Isso acontece porque, quando você joga, há uma troca de informações, ou seja, o usuário envia dados tanto quanto recebe.
Isso é importante porque a maioria dos planos de internet no Brasil oferece velocidade de download maior do que a de upload. Normalmente, realizamos mais atividades que demandam download de dados e menos da segunda opção — mas isso é diferente para os jogos online.


PESQUISAS E TROCAS DE E-MAIL
Uma das atividades mais realizadas na internet são as pesquisas. Atualmente, usamos o Google (ou similares) para quase tudo que queremos saber: encontrar endereços, telefones, descobrir o nome de uma música e etc...
A pesquisa em si não demanda uma internet muito rápida, é o acesso ao conteúdo escolhido que pode mudar essa situação. Algumas plataformas e sites precisam de alta velocidade para carregar todos os seus detalhes e aspectos. Por exemplo, se a página é simples e só apresenta textos, ela carrega em alguns segundos. Já quando ela apresenta diversas imagens em alta definição e vídeos, o tempo pode ser maior.
A troca de e-mail também é muito comum no dia a dia das pessoas, seja para falar sobre trabalho, seja para receber novidades de suas marcas favoritas ou conversar com amigos distantes (sim, isso ainda acontece!). Essa ferramenta é muito usada e, por ser uma plataforma leve, não demanda muita velocidade de internet para um bom funcionamento. Por isso, ela funciona tão bem mesmo com 3G de provedores de internet para celulares.
De forma geral, as duas atividades podem ser feitas tranquilamente com uma velocidade até menor do que 2 MB. Dentro de um plano que considera todos os demais usos da rede, elas não são uma preocupação.


REDES SOCIAIS E YOUTUBE
Usar as redes sociais e o YouTube tem se tornado uma prática comum de todas as pessoas, principalmente para os mais jovens. Hoje, é comum acordar e já checar o Facebook, as novidades do Instagram e responder as mensagens do WhatsApp, não é mesmo?
Para fazer tudo isso com tranquilidade, a velocidade de internet indicada é de, pelo menos, 5 MB. Quando os vídeos do YouTube são assistidos em alta definição, o mais indicado é começar em um plano de 25 MB.
Mas navegar também pode incluir produção da sua parte, ou seja, talvez você queira enviar fotos, vídeos e outros conteúdos para seu perfil. Se esse é seu caso, vale a mesma regra dos jogos online sobre a velocidade de upload — é interessante que ela seja alta também.


Como falamos, a velocidade de internet ideal precisa ser determinada para cada atividade realizada, além de considerar o total de pessoas que usam a rede. Por isso, quando pensamos em um plano para a família, é preciso entender seu comportamento de consumo e escolher algo que atenda às necessidades de todos.
Além disso, outros fatores também influenciam sua qualidade de navegação, como o posicionamento do roteador em sua residência. Acontece também de alguns provedores fornecerem apenas metade da velocidade do plano contratado ou apresentarem instabilidade na rede com muita frequência, o que resulta em muitas frustrações.
Uma ótima opção para lidar com esses problemas é a fibra óptica, considerada o melhor e mais moderno formato de internet no Brasil. Ela é mais estável e confiável que os meios tradicionais, resultando em um número menor de falhas.

FONTE: Blog Intnet