Quando e por que devemos realizar manutenção do computador?

Uma das principais maneiras de garantir uma vida útil melhor para um computador é por meio da manutenção preventiva. As empresas que atuam de forma preventiva, nem que seja uma vez por ano, evitam uma série de problemas que podem não ser identificados antecipadamente. Isso gera economia em reposição de peças, aumentando a produtividade, estabilidade e o desempenho.
Para garantir que essa manutenção seja feita de forma eficiente é importante elaborar um checklist com todos os detalhes que deverão ser verificados e depois corrigidos. Dessa forma, você evita ficar o tempo todo “apagando incêndios”, ou seja, esperando os problemas acontecerem para depois agir, ficando sempre com algum computador indisponível.
Veja abaixo os itens que você deve observar quando for realizar a manutenção do computador e a periodicidade ideal.

REMOVA O EXCESSO DE POEIRA
Se tem um local que acumula poeira é nos gabinetes dos computadores, afinal, estamos falando de um componente que raramente tem a sua parte interna verificada. Como estamos falando de uma área sensível e repleta de componentes importantes, essa poeira não pode ser removida com uma simples passada de pano. Por isso, é importante que um técnico, com os instrumentos certos e conhecendo de cada componente faça essa limpeza.


LIMPE OS COOLERS
Os coolers são responsáveis pelo bom funcionamento e desempenho do computador, afinal, são eles que impedem o superaquecimento dos componentes, em especial, do processador. É importante sempre verificar a limpeza dessa peça, além de checar se ela mantêm a sua rotação. Há a possibilidade de lubrificá-lo com grafite em pó.

TROQUE A PASTA TÉRMICA DO PROCESSADOR
A pasta térmica age em conjunto com o cooler para garantir o resfriamento do processador, ou seja, não adianta apenas garantir a limpeza do cooler, é importante que a pasta também seja trocada, pois com o tempo ela perde a aderência.

ORGANIZE OS CABOS DENTRO DO GABINETE
A maneira como os cabos estão organizados dentro do gabinete também interfere no desempenho da máquina. Isso acontece porque os cabos podem bloquear a circulação de ar dentro do gabinete, provocando o aquecimento de peças sensíveis. Além disso, o cabo pode pressionar alguns componentes causando erros e queimando peças.

DESFRAGMENTAÇÃO DE DISCO
Conforme o computador é utilizado os arquivos são armazenados no HD de forma desordenada. Essa desorganização pode provocar lentidão, afinal, o processador necessitará de mais tempo para reunir os arquivos necessários para executar alguma funcionalidade. Para evitar esse tipo de problema é importante que seja feita uma desfragmentação de disco periódica, reorganizando os arquivos e facilitando o acesso.


Neste post, vimos um pequeno checklist que deve ser executado quando você for fazer a manutenção preventiva de seu computador. É importante que essa manutenção seja feita ao menos uma vez por ano, sendo que alguns especialistas recomendam que essa frequência seja a cada três meses. Quanto mais antigo for o computador menor deverá ser o intervalo entre uma manutenção e outra.

Fonte: Blog Intnet

" Trabalhamos com várias operadoras
utilizamos esta redundância para não
deixar nosso cliente sem internet por
motivos de rompimento no link."

Altinopolis

Rua Dr. Edson Dutra Barroso nº 68
Telefone (16) 3665-1144
Celular (16) 98194-1400
Email suporte@rdnet.psi.br

Santo Antonio da Alegria

Rua Eduardo Beluti nº 634
Telefone (16) 3668-1652
Celular (16) 98197-0026
Email suporte@rdnet.psi.br

logo.png
© 2018 RD NET Telecom | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Girino

Please publish modules in offcanvas position.