Erro
  • O tema para esta tela não está disponível. Entre em contato com o administrador do site.

O que fazer quando minha internet está lenta?

Muitos fatores podem interferir negativamente na qualidade da sua internet. Fazer um teste de velocidade é uma das formas de descobrir o que pode estar acontecendo. Separamos alguns desses fatores para você conferir se é o seu caso. Acompanhe:
Fatores que deixam a internet mais lenta


1. Roteador posicionado de forma incorreta
A forma como seu roteador fica posicionado interfere diretamente na performance da internet.
Se o computador está acessando a rede de um cômodo diferente, existe uma real perda de sinal. Isso pode explicar, em partes, uma conexão muito lenta.
Quer saber o quanto isso interfere na sua internet? Faça um teste de velocidade de diferentes cômodos da casa. O teste do Minha Conexão é seguro e gratuito, e você pode acessar a hora que quiser e quantas vezes precisar.
Se for o caso, considere mudar o roteador de lugar, fazendo mais testes e verificando possíveis ganhos em sua velocidade.


2. Muitas pessoas usando o mesmo sinal
Quem mora com a família ou possui colegas de quarto, certamente compartilha da mesma conexão com essas pessoas. Se muita gente estiver usando a banda, menor será a velocidade da internet no geral.
Atividades que “puxam” mais os dados da internet, como streaming de vídeo (Netflix, Youtube e downloads de arquivos grandes) podem influenciar ainda mais na velocidade.
Outro detalhe: Muita gente deixa o Bluetooth no modo ativado e nem percebe. Quando não estiver usando, certifique-se de desativá-lo. Além de consumir mais bateria, Bluetooths mais antigos podem interferir negativamente no seu roteador.


3. Presença de vírus ou malware no computador
Outro fator que pode causar lentidão na sua internet é a presença de vírus e malwares. Resolver isso é relativamente simples, basta manter um antivírus sempre ativo e proteger sua conexão contra essas ameaças.
Escolha um antivírus de qualidade, mesmo que seja gratuito. No entanto, as versões pagas são mais eficientes e muitas vezes compensam bastante.
Além disso, faça uma varredura no computador com certa regularidade, como a cada 15 dias. Busque vírus ou programas que você não instalou. E, se necessário, procure ajuda de um técnico de informática.


4. Modem de baixa qualidade
A tecnologia se inova a cada dia, e quanto mais antigo for o seu modem, mais suscetível a falhas a sua internet está.
O correto aqui é entrar em contato com a sua operadora e pedir um teste com outro aparelho, de modo conferir essa possibilidade.
Se possível, além de acionar a assistência técnica, peça um modem novo. Isso também vale para o roteador Wi-Fi. Esses aparelhos precisam estar com total capacidade de funcionamento para entregar um sinal de qualidade.


5. Envio de dados abaixo do contratado
Muitas vezes achamos que a culpa pela internet lenta está em nossos computadores ou nossas casas, mas não podemos esquecer que nem sempre as operadoras entregam a internet que contratamos.
Fazer o teste de velocidade é muito importante para descobrir se a falha pela internet ruim é, na verdade, do serviço que está sendo entregue.


Fonte: Blog Minha Conexão