Erro
  • O tema para esta tela não está disponível. Entre em contato com o administrador do site.

High Definitin Video: saiba como ter o melhor aproveitamento de imagem com a internet certa

Você ouve muito sobre High Definition Video, Full HD e outros termos, mas não sabe o que eles significam? Não se preocupe, pois o objetivo deste post é desvendar os mistérios em volta dessas siglas e descobrir que diferenciais elas trazem.
Além disso, se você está se perguntando qual a melhor opção de internet para aproveitar ao máximo essas tecnologias, nós também vamos ajudá-lo! Acompanhe o post e confira!


QUAL A HISTÓRIA DO HIGH DEFINITION VIDEO?
O High Definition Video faz parte da maioria dos aparelhos eletrônicos hoje em dia, mas foi nos anos 90 que essa tecnologia começou a ganhar força.
Com a chegada das TVs com tela plana, plasma e LCD, a qualidade de imagem e som teve uma grande evolução. Contudo, quem pensa que a ideia da TV digital começou a ser formulada na década de 90 está muito enganado.
Nos anos 70, os japoneses já estudavam as possibilidades dessa tecnologia. Porém, aqui no Brasil, ela só chegou em 1998, ano em que as televisões por assinatura ganharam o formato HDTV. Já as emissoras abertas só puderam usufruir desse formato em 2006.
Nos EUA, a utilização do HDTV começou entre 1998 e 1999, por meio de uma transmissão via satélite feita pelo canal HBO.
Por fim, é importante destacar que as telas que não atendem aos requisitos de High Definition enquadram-se em SDTV. Nesse modo, a resolução costuma ser 720 x 576 pixels e 720 x 480 pixels.


QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE HD, FULL HD, 2K, 4K E 8K?
Após termos visto como ocorreu o surgimento do High Definition, é hora de entender a diferença entre HD e outras opções que envolvem qualidade de imagem e som.
RESOLUÇÃO HD
Em termos de resolução, as imagens em HD comportam 1280 x 720 pixels, que se referem às conhecidas telas widescreen (16:9).
A imagem em alta definição se tornou importante para que outros tipos de resoluções pudessem surgir ao longo dos anos. Além disso, ainda existem dois tipos de alta definição: a nHD, com 640 x 360 pixels, e a qHD, com 960 x 540 pixels.
Mas você sabe o significado da palavra pixel? Pixel é o segundo menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que um conjunto de pixels com várias cores formam a imagem inteira.


RESOLUÇÃO FULL HD
Já o Full HD tem uma resolução de 1920 x 1080 pixels, igualando a proporção de 16:9. Esse tipo de tela é mais utilizado em smartphones, monitores e TVs. Com uma taxa de 1080 pixels, a qualidade de imagem consegue ser ainda melhor.


RESOLUÇÃO 2K
Esse tipo de resolução pode causar estranheza em quem não está familiarizado com o uso da letra k. Ela se refere à quantidade de pixels utilizados. Por exemplo, 1 k vale 1024 unidades.
Já sua taxa equivale a 2048 x 1080p, sendo um pouco maior que uma imagem HD caseira, que é de 1920 x 1080p. Surgindo no final dos anos 90, o 2k começou a ganhar seu espaço nas telas de cinema IMAX nos anos 2000.


RESOLUÇÃO 4K
Com uma melhora de quatro vezes mais que o Full HD, a 4k iniciou nos cinemas entre 2006 e 2007. Com uma resolução mais ajustada e com 4096 x 2160p, esse sistema revolucionou diversos filmes, como Avatar.


RESOLUÇÃO 8K
Por fim, mas não menos importante, temos a 8k, com sua taxa de imagem de 7680 x 4320p. A UHDTV, como também é chamada, veio para trazer uma nova visão de futuro, a princípio, destinada ao uso doméstico.
QUE TIPO DE INTERNET UTILIZAR PARA APROVEITAR ESSAS TECNOLOGIAS?
Agora nos resta saber qual o melhor tipo de provedor de internet para aproveitar toda a qualidade de imagem e som dessas resoluções.
Se você for um usuário moderado e quiser assinar um serviço de streaming ou baixar algum filme, série ou desenho com uma qualidade HD, o uso de uma banda larga com 30mb ou 50mb se torna necessário.
Agora, se for um usuário avançado e que preza pela qualidade máxima de um programa, o melhor seria utilizar uma fibra óptica, com velocidades em torno de 80mb e 100mb.

Fonte: Blog Intnet