Erro
  • O tema para esta tela não está disponível. Entre em contato com o administrador do site.

Saiba quais são os pricipais tipos de internet existentes no mercado

A internet evoluiu bastante com o passar dos anos e, desde o seu desenvolvimento na década de 1960, diversas foram as alterações que visaram a otimizar as demandas de velocidade de conexão. Com base nisso, também surgiram vários tipos de internet, como a de fibra óptica, rádio, cabo, entre outros.
A internet hoje é a maior rede de comunicação das pessoas para dialogar com amigos, postar fotos, baixar arquivos etc. Assim, é muito importante conhecer quais são as tecnologias existentes para você escolher aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Portanto, neste artigo, apresentaremos as melhores opções de internet disponíveis no mercado. Confira agora!


RÁDIO
Uma das principais vantagens da internet via rádio é a abrangência de sua cobertura. Com a utilização de um conjunto de antenas, as conexões podem englobar uma ampla área, o que permite levar a internet para diversos locais, como comunidades rurais. Nos centros urbanos, a conexão por rádio é capaz de sanar problemas nos locais em que a rede por cabo de cobre está sobrecarregada ou que a fibra óptica ainda não alcançou.
Ela atua de modo independente, já que não precisa de instalação de telefone ou de TV a cabo. Ou seja, não há a necessidade de pagar por um serviço que você não vai utilizar, por exemplo. Além disso, quando instalada de maneira correta, esse tipo de internet tende a necessitar de pouca manutenção.
No entanto, esse é um dos tipos de internet que mais apresentam instabilidade. Por trabalhar com ondas eletromagnéticas, a conexão utilizada por essa tecnologia está sujeita a determinadas falhas. Do mesmo modo que a TV por satélite, pode ocorrer uma grande variação com chuvas e tempestades, resultando em queda de conexão ou perda de pacotes.
Outro ponto a se destacar é que as provedoras que oferecem conexão acima de 20 MB são difíceis de se encontrar, sendo geralmente direcionadas para uso comercial. Usuários comuns acabam tendo disponível apenas velocidades entre 1 MB e 10 MB.


SATÉLITE
O serviço via satélite visa a oferecer acesso à internet sem a necessidade de cabos e foi uma opção para levar conexão a locais em que não é possível usar outros meios de acesso.
Esse modelo proporciona alta taxa de transferência de informações, ou seja, alta velocidade. A comunicação do serviço é realizada do usuário para o satélite e do satélite para o seu servidor.
Assim como os outros tipos de internet banda larga, a internet via satélite também apresenta uma transmissão de dados de modo bidirecional, isto é, ela recebe e envia dados.
No entanto, esse modelo exige que o usuário tenha aparelhos receptores para o sinal que será transmitido. A diferença entre esse tipo de internet para os demais é que os cabos convencionais que levam internet para a casa do usuário são substituídos por uma antena.
O serviço também apresenta alto valor para seu uso, além de outras razões que o impedem de se disseminar e se tornar a opção mais vantajosa para os usuários. Por exemplo, se algum objeto passar pela frente da antena, isso pode prejudicar a performance da conexão. Em situações de mau tempo, o serviço normalmente é afetado, reduzindo, dessa forma, sua execução plena.


CABO
A internet a cabo trabalha de modo semelhante ao antigo sistema ADSL, com algumas diferenças básicas. Primeiramente, nesse modelo de conexão não existe assimetria no envio e recebimento de dados (as velocidades de download e upload são iguais). Além do mais, a estrutura usada não é a telefônica, mas a do cabeamento de televisão.
A internet a cabo e a ADSL são tipos de internet bem comuns para os usuários domésticos. Contudo, com a expansão de serviços de fibra óptica, esses sistemas estão deixando de ser uma escolha vantajosa, já que a fibra é muito superior e apresenta um excelente custo-benefício.
Sobre as vantagens desse modelo podemos falar que ele apresenta velocidade interessante para downloads, uma vez que a boa velocidade do upload facilita a obtenção de Ids altas. Além disso, não é preciso ter uma linha telefônica instalada.
Porém, é preciso ter cabeamento de televisão e modem específico e a velocidade da conexão também pode sofrer grandes reduções em determinados horários.


FIBRA ÓPTICA
Uma grande vantagem da fibra óptica é a sua imunidade a interferências, o que possibilita fornecer uma internet veloz e sem erros de sinal para o usuário. Para garantir maior velocidade, essa tecnologia não envia informações do mesmo modo que os cabos convencionais.
Atualmente, os dois tipos de fibras ópticas existentes são o monomodo e o multimodo. O primeiro é usado para comunicações de longo alcance e é capaz de atender apenas um sinal por vez, ou seja, uma única fonte de luz. Já o segundo tipo, o multimodo, é indicado para transmissões de curtas distâncias e assegura a emissão de diversos sinais ao mesmo tempo. Por apresentar menor custo, costuma ser utilizado por usuários domésticos.
Enquanto as redes UTP, que são bastante comuns, conseguem alcançar velocidades máximas de até 100 Mbps, as conexões de fibra óptica podem chegar a velocidades de até 50 Gbps. Dessa forma, é possível entregar mais desempenho para os usuários domésticos ou empresas. Esse aumento é interessante para quem gosta de jogar games online ou fazer downloads.
Em relação à sua resistência, o cabo de fibra óptica é feito com sílica ultrapura, um material bastante forte. O vidro da fibra óptica consegue aguentar muita pressão e temperaturas altas. Com resistência à tração de mais de 42 toneladas por centímetro quadrado, esse fio supera e muito os tipos tradicionais.
Enfim, são vários tipos de internet que estão disponíveis para os consumidores e você deve escolher aquela que melhor atenda suas necessidades. No entanto, entre todas as citadas, é fato que a fibra óptica oferece um bom custo pela qualidade disponibilizada. E lembre-se: antes de contratar um serviço de conexão à internet, pesquise sobre a empresa e veja se ela tem um histórico de qualidade.
Então, compreendeu quais são os tipos de internet existentes? Compartilhe este post em suas redes sociais e faça com que mais pessoas entendam sobre o assunto!


Fonte: Blog Intnet