Erro
  • O tema para esta tela não está disponível. Entre em contato com o administrador do site.

Entenda como a velocidade de upload afeta seus jogos online!

Se você gosta de jogar online e passa horas na frente do computador, provavelmente já sabe que, além de ter uma máquina de qualidade, é importante garantir um plano de internet que atenda às necessidades dessa atividade, não é mesmo? Isso inclui ter uma boa velocidade de upload.
Caracterizada como o tempo que um dispositivo conectado na rede leva para enviar os dados para o servidor, a velocidade de upload é um fator fundamental para uma experiência de qualidade em jogos online. Afinal, todo movimento e comando realizados precisa ser recebido no ambiente para que o usuário realize suas interações.
Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, mostramos como a sua experiência de jogos online pode ser impactada pela velocidade de upload da navegação. Confira!


PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO
A experiência de jogar online deve ser vista como um processo de comunicação, já que, em muitos deles, os usuários podem até mesmo conversar entre si. Assim, há uma troca de dados entre computador e o servidor no ambiente no qual estão ligados. Dessa forma, temos:
• download de dados: o usuário recebe os dados que permitem seu acesso e uso do ambiente do jogo;
• upload de dados: o usuário envia dados que resultam em suas atividades no ambiente do jogo.
Seguindo a analogia da comunicação, ela só funciona de forma eficiente quando uma pessoa fala (upload) e a outra escuta (download) dentro de um período máximo. Nesse sentido, quando uma dessas atividades não funciona ou apresenta lentidão, o jogo pode falhar, comprometendo a experiência do usuário.


LENTIDÃO NO ENVIO DE DADOS
Muitos jogadores do universo online acreditam que basta ter uma alta velocidade de conexão em seu plano de internet para não ter que se preocupar com a velocidade de upload de dados. Entretanto, isso, normalmente, é suficiente apenas para fazer o download dos dados do servidor, podendo ainda apresentar lentidão para o upload.
Isso acontece porque os jogos online demandam muito upload de dados — mais do que outras atividades realizadas na internet. Afinal, esses ambientes são muito dinâmicos e devem acontecer em frações de segundos, entre o comando de uma tecla e o resultado na tela. Assim, o desempenho é prejudicado quando a velocidade de upload é baixa, uma vez que as ações acontecem em maior tempo.


IMPEDIMENTO PARA ALGUNS JOGOS
Por fim, um dos principais problemas causados por uma baixa velocidade de upload é o impedimento para alguns jogos online, visto que muitos deles exigem uma taxa mínima para funcionar, e derrubam usuários que não atendem o valor.
Esse valor varia conforme o jogo e suas características — sendo mais comum entre 512 kbps e 1 Mbps. Para você ter noção, uma partida de Battlefield 3 faz, em média, o download de 9,33 MB e upload de 4,92 MB, durante 20 minutos de jogo. Já o Crysis 2 utiliza 5,42 MB de download e 4,06 MB e upload, no mesmo período.
Fica evidente que a velocidade de upload é importante para garantir uma boa experiência para os usuários de jogos online, evitando problemas como falhas nos comandos, comunicação com o servidor e, até mesmo, o impedimento da prática, em alguns casos.
Sendo assim, é necessário avaliar o plano de internet contratado, optando por aquele que tenha uma boa velocidade e garantia de qualidade de performance, com baixas oscilações.


Fonte: Blog Intnet